quarta-feira, 26 de maio de 2010

Biblioteca nas Escolas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do País em um prazo de dez anos. Atualmente, quase 100 mil colégios de ensino fundamental público e particular não contam com esses espaços.

Segundo o texto, publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União, cada biblioteca deve ter, no mínimo, um título para cada aluno matriculado.

Segundo o Censo Escolar de 2009, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, só 34,8% das escolas de ensino fundamental do País tinham bibliotecas até o ano passado. Eram 99.896 colégios sem coleções disponíveis para consulta dos alunos.

Notícia retirada do site:

Acesso em 26/05/2010

Segundo a nova Lei, as escolas terão um prazo de 10 anos para se adaptarem às determinações. Entretanto, pouco mais de 1/3 das escolas de ensino fundamental do País possuem bibliotecas, quem dirá o acervo recomendado. Devemos comemorar a edição da Lei 12.244, mas também refletir acerca de sua publicação tão tardia. Atualmente, o que se deveria discutir é a ampliação do acervo e o acesso online à diferentes bibliotecas do mundo e do País. Além disso, as escolas possuem um outro desafio, que é o de despertar o gosto pela leitura nos alunos. Uma recomendação que faço, pois foi assim que comecei a me interessar pela leitura quando criança, é indicar livros fantásticos, de fantasia, com mundos imaginários e histórias que envolvam suspense e investigação. Adorava ler os livros da coleção Vaga-Lume, já a minha irmã adorava os do Sítio do Picapau Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário