terça-feira, 4 de maio de 2010

Campanha nacional contra uso de drogas focará a prevenção

"Em sua primeira reunião de trabalho, a comissão multidisciplinar criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no mês passado discutiu nesta segunda-feira (03/05) as diretrizes da campanha nacional de prevenção ao uso de drogas, em especial do crack, que será lançada em breve. De acordo com o coordenador da comissão, composta por magistrados de 17 estados, médicos, psicólogos e especialistas no estudo da dependência química, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, o foco da campanha será a prevenção.

"Será uma campanha publicitária de prevenção ao uso de drogas e, fundamentalmente, uma campanha de conscientização, de orientação e de prevenção, que finque alicerces para que haja continuidade no trabalho. Em cada cidade onde houver um juiz, esse juiz será o piloto dessa operação, trabalhando com a nave-mãe que é a nossa comissão aqui no CNJ", resumiu o desembargador.

A comissão foi criada no último dia 16 de abril, durante o I Encontro de Coordenadorias de Infância e Juventude, realizado no plenário do CNJ em Brasília, e tem 60 dias para definir a campanha.

O desembargador Malheiros explicou que a fase inicial da campanha prevê uma campanha publicitária com foco na prevenção. Uma segunda etapa, segundo ele, deverá definir métodos para que o trabalho se perpetue, tendo os juízes como agentes de mobilização de entidades civis, profissionais que já atuam nessa área de combate às drogas e cidadãos interessados em desenvolver esse trabalho com os jovens.

"É importante que o Judiciário enfrente essa situação trágica das nossas crianças, tendo a visão social que já faz parte da filosofia do CNJ que lança mais essa campanha com apoio de todos os magistrados do país", afirmou Malheiros."



É essencial a abordagem da questão das drogas não sob o ponto de vista repressivo, mas de controle, prevenção e tratamento, haja vista que a dependência, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é uma doença, não um problema criminal.

Contudo, não só a prevenção e a capacitação de profissionais que possam atuar como informadores, tais como operadores do direito, profissionais da área de educação, de segurança pública e profissionais de saúde serão suficientes para a solução do problema.

Deve haver, sobretudo, o tratamento e a reinserção social dos usuários de drogas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10821:campanha-nacional-contra-uso-de-drogas-focara-a-prevencao&catid=1:notas&Itemid=675

http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/noticia/ler_noticia.php?id_noticia=103560

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2172905/radio-justica-destaca-campanha-do-cnj-de-prevencao-ao-crack-e-garantias-aceitas-em-execucao-fiscal

http://www.tjmg.jus.br/anexos/nt/noticia.jsp?codigoNoticia=18014

Nenhum comentário:

Postar um comentário