quarta-feira, 7 de abril de 2010

O extermínio do mal?

É possível o paraíso aqui mesmo na Terra? É possível um mundo sem violência? A paz duradoura entre os homens é possível?
A resposta afirmativa a essas questões soa como algo utópico, uma quimera, ou um ideal de algum sonhador lunático. Porém, tudo isso seria factível se todos os homens, ou, pelo menos na sua quase totalidade, eliminassem o mal ( ira, inveja, ciúmes, cobiça,etc) de suas mentes, corações, ou qualquer resquício dele que, por ventura, ainda permanecesse no âmago de suas almas. Difícil? Sim, demoraria, talvez, o passar de várias gerações; mas se afinal ocorresse, qual seria, então, o papel do Direito? Haveria necessidade do Estado, através do próprio Direito intervir e regular, ao menos, as relações de indivíduo para indivíduo? E o Direito Penal? Esse poderia ser definitivamente eliminado?
Creio que se boa parte da humanidade mirasse, ou pelo menos não perdesse de vista, esse objetivo último, nosso caminhar seria, certamente, mais suave, leve, pacífico, harmonioso e feliz. Ok, parece poético não é? Mas, o que dizer,então. de ideais inimagináveis ao senso comum alcançados, por exemplo, por Nelson Mandela, Mahtma Ghandi e até mesmo por Jesus? Eles não deixaram um legado de grande valia para gerações e mais gerações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário