quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Se queres a paz, prepara-te para a guerra"

"Ser porta-voz do chamado mundo em desenvolvimento implica a liderança de um bloco de países ativo e integrado, a salvaguarda dos recursos naturais e a "capacidade de dizer 'não' aos grandes quando necessário", nas palavras do ministro da Defesa Nelson Jobim. Em sua aspiração pela condição de 'global player', o Brasil tem cada vez mais encarado o resguardo dos próprios interesses como etapa essencial para se firmar como ator decisivo nas questões internacionais."
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/04032010/48/manchetes-brasil-retoma-investimentos-defesa-agregar.html

"Debaixo de 4,5 milhões de quilômetros quadrados de superfície marítima brasileira, a riqueza é incalculável; nos 55 mil quilômetros quadrados de bacias, a capacidade hídrica é pujante e a reserva de água doce é a maior do planeta. Enfim, um patrimônio inestimável para se tomar conta, uma vastidão a ser vigiada.
Para quem almeja protagonismo entre as grandes potências, exercer soberania nesse terreno é lei. É o fator determinante por trás da retomada dos investimentos e dos planos de modernização da Marinha."
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/11032010/48/manchetes-marinha-superar-defasagem-vigiar-amazonia.html

"Por si só, defender o território do quinto país mais extenso do mundo, vizinho de dez nações - algumas com sérias tensões nas fronteiras -, já seria um desafio tremendo para qualquer exército. Com as ações no exterior, como a de estabilização no Haiti, a responsabilidade aumenta: projetar o Brasil como potência militar internacional."
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/18032010/48/manchetes-orcamento-restrito-necessidades-pulverizadas-ofuscam.html

"A visita do rei da Suécia e sua comitiva ao Brasil, nesta semana, dá o tom da expectativa que cerca o desfecho da mais importante aquisição de caças da década. Ao renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) com 36 caças, o país ratifica uma de suas mais emblemáticas demonstrações de poder na história recente da defesa nacional e ainda movimenta, significativamente, o mercado bélico mundial."
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/25032010/48/manchetes-compra-cacas-projeta-pais-deixa.html

Os textos acima são fragmentos de reportagens divulgadas pelo Yahoo Notícias em um especial sobre Defesa Nacional. São levantadas diversas questões, estando no centro de todas elas sempre a mesma necessidade: reaparelhagem das Forças Armadas.

Com o crescente aumento da participação brasileira na políticia internacional, começa-se a se perceber a necessidade de somar a sua diplomacia convencional um poderio militar a altura de suas aspirações políticas.

Carl von Clausewitz, general prussiano do século XIX, escreveu em sua obra prima " Da Guerra", obra até hoje estudada por especialistas em literatura militar e política comtemporânea, que "a guerra é a continuação da política por outros meios".

Apesar de tal afirmação poder ser considerada bastante radical nos dias atuais , ela não pode deixar de ser considerada. Mesmo com todas as pressões internacionais, com todos os embargos, com todos os meios diplomáticos exitentes atualmente, pode-se chegar a um limite em que dois interesses em conflito não se sujeitem um ao outro e a guerra será a única solução para o impasse.

Nesse momento, qualquer país que queira considerar-se verdadeiramente soberano deve estar em condições de defender sua posição. Manter a paz requer um estado de vigília constante para não ser surpreendido quando a ameaça aparecer. Isso implica em uma política de defesa nacional que não pode ser relegada a segundo plano. Mesmo com todos os problemas sociais que enfrentamos atualmente, tal questão não pode ser deixada de lado, sob pena de perdermos nossa soberania quando tivermos de defendê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário