sábado, 24 de abril de 2010

"O fim do direito é a paz" - Rudolf von Ihering

Buscando inspiração acerca do tema Direito e Paz, encontrei a citação de Rudolf Von Ihering, a qual me indagou a pensar,

"O fim do direito é a paz. O meio de que se vale para alcançá-la é a luta”.

Acredito que Ihering nos alertava sobre os propósitos do direito, no que devemos estar focados quando estudamos o direito, quando aplicamos o direito, quando vivemos o direito.

A finalidade do direito é a PAZ, o equilíbrio entre as diferenças, e a nossa função é lutar para que haja o equilíbrio, o bom combate entre os fins e os meios, sem deixar de lado a ética. O caminho a ser percorrido é longo árduo, mas devemos sempre estar focados no objetivo maior, a PAZ.

Devemos atentar a um dos símbolos da justiça, a balança, instrumento que nos permite o equilíbrio eficaz de nossa ações propiciando alcançarmos o fim que desejamos, a PAZ.

Toda via, observamos um sistema desfocado na finalidade do direito, no qual aplicadores do direito estão mergulhados em um sistema desequilibrado, tendo como finalidade a aplicação do direito por simples consulta legislativa, sem ter tempo para uma análise fundamental do direito, sem observar a finalidade do direito. Estamos formando pessoas viciadas em paradigmas confusos, o judiciário não possui tempo para refletir sobre a sua atuação, sobre a sua finalidade, o que se vê é uma máquina de gerar leis e fazer sentenças.

Bom, desculpem o trocadilho, mas creio que a “fumaça do bom direito” foi lançada, agora cabe a cada um de nós, aplicadores do direito, refletirmos sobre a real finalidade do direito, sobre o sentido do nosso trabalho, e definirmos muito bem como iremos lutar.

Nota: Rudolf von Ihering (Aurich, Frísia, 22 de agosto de 1818 — Gotinga, 17 de setembro de 1892) foi um jurista alemão. Ocupa ao lado de Friedrich Karl von Savigny lugar ímpar na história do direito alemão, e cuja obra influenciou diversas outras em todo o mundo ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário